Telefone: (33) 3378 4155  |  E-mail: ouvidoria@reduto.mg.gov.br

História da Cidade

Reduto faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2004 era de 6.556 habitantes. O distrito foi criado com a denominação de Reduto (ex-povoado de Estação), pela lei nº 336, de 27 de dezembro de 1948, subordinado ao município de Manhuaçu. Foi elevado à categoria de município com a denominação de Reduto, pela lei estadual nº12030, de 21 de dezembro de 1995, desmembrado de Manhuaçu e instalado a 1º de janeiro de 1997.

O nome primitivo antes da passagem da estrada de ferro em 1917 era “Rancho do Sabino”,que diziam ser cigano,com a construção da estrada de ferro foi construido um almoxarifado,onde eram estocados materiais para prosseguir com a mesma ate Manhuaçu. Em 1917,os moradores do antigo “Rancho do Sabino”, liderados por João Carlos Satler, conseguiram a construção de um desvio na estrada de ferro,onde tinha uma chave que permitia o desvio de alguns vagãos, para serem carregados ou desgarregados. Esta chave,ficou conhecida como “Chave do Reducto”, O Democrata(Manhuaçu) em 20/10/1918. Em 1919,Eurico Marchom, vindo de Nova Friburgo,casado com Georgetta Gerard e seus cunhados,Renato,Juvêncio e Valdemar,juntamente com os comerciantes locais arrecadaram a quantia de 30contos de réis e construiram a Estação Ferroviária,onde foi colocado o nome “Reducto”. No dia 30 de outubro de 1948,foi instalado o cartório de Paz e Registro Civil de Reduto,as pessoas que compareceram e assinaram a ata de instalação foram= Renato Pereira da Costa(Primeiro Juiz de paz de Manhuaçu) Crispiniano Tasca (vereador na Câmara de Manhuaçu), Sady de Magalhães Portilho (Escrivão de Paz e Oficial de Registro Civil) Misael dos Santos, Amdromio Schuwenker, Francisco Martins de Oliveira Lima Jurandir Cardoso, José Maria Soares, Flavio Abilio Ferreira, Oliveira Eller, Antônio Vicente dos Reis,José Machado da Silva,João Faustino Ribeiro,José Maria Melgaço,Jacy O. Sarandy,Manoel Antônio Bittencourt,Geraldo Carlos Venancio,Francisco Alexandre Alves,Altino Soares Breder,Olinto Nogueira da Gama,,Pedro Waldemar Gerhard,José dos Reis Robadel,Artur Moreira Bastos,Daniel Guilherme da Silva,Olinto Porto,José Melgaço. O Distrito de Reduto,pertencente ao municipio de Manhuaçu, foi criado pela lei de numero 336,de 27 de dezembro de 1948. Emancipou-se de Manhuaçu em 19 de novembro de 1996,tornando municipio com o distrito de Jaguaray e comunidade do Guarani.

História da cidade de Reduto

O núcleo que originou a cidade se deve à existência de duas estradas: uma que ligava Goiás ao Rio e outra que, vinda do sul da província, ia em direção ao norte.

Em 1749, foi inaugurada a primeira capela no povoado denominado Lage, devido à sua posição topográfica, pois se localizava em cima de uma gigantesca pedra.

O distrito, criado em 1840, recebeu o nome de Nossa Senhora da Penha de França do Arraial da Lage. Em 1911, criou-se o município com a denominação de Reduto.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Reduto (ex-povoado de Estação), pela Lei nº 336, de 27-12-1948, subordinado ao município de Manhuaçu.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Reduto, figura no município de Manhuaçu. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993. Elevado à categoria de município com a denominação de Reduto, pela Lei Estadual nº 12030, de 21-12-1995, desmembrado de Manhuaçu. Sede no antigo distrito de Reduto. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: www.citybrazil.com.br